MEMÓRIA LUSÓFONA

Dezembro 16 2010

O Banco Espírito Santo patrocinou com $2,800 
a construção duma vitrine especial para o Museu.

Aqui está a carta que enviamos, em nome da Academia do Bacalhau da Nova Inglaterra, ao Presidente do Banco Espírito Santo,  em Lisboa, Portugal.

Apresentamos, aqui pela primeira vez ao grande público mundial, as fotografias coloridas  quando o Dr. António Gato, Director Geral das seis sucursais do Banco Espírito Santo  nos  Estados Unidos da América  e  do Sr. Afonso da Silva, vice Presidente e Director das  Delegações do Bando Espírito  Santo em East Providence, Rhode  Island  e em  New Bedford, Massachusetts, quando visitaram o Museu da Pedra de Dighton para apreciar  a beleza da vitrine patrocinada pelo seu  Banco Espírito Santo de Lisboa.

Aqui expressamos os nossos sinceros agradecimentos ao Presidente do Banco Espírito Santo, Dr. José Manuel Espírito Santo  e aos seus delegados nos Estados Unidos, pela magnífica dádiva.

 

 


The New England Academy of Codfish, Inc
Academia do Bacalhau da Nova Inglaterra, Inc
Alvará obtido em 3 de Julho de 2000 = Incorporated on July 3rd, 2000
16 Brooks Farm Drive, Bristol,  Rhode Island, 02809-2717, U. S. A
Tel. & Fax (401) 253-5326
http://www.academyofcodfish.com E-mail  drlucianodasilva@apol.net
Website   http://www.apol.net/dightonrock/
Manuel Luciano da Silva, President
Frederico Pacheco, Vice-President; 
Afonso da Silva, Treasurer
Silvia Jorge da Silva,  Secretary
Deodete Pacheco Assistant Secretary
Maria de Lurdes da Silva, Assistant-Treasurer.

 

17 de Março de 2003

Exmo. Senhor Dr. José Manuel Espírito Santo

Presidente da Administração do Banco Espírito Santo

Avenida da Liberdade, 195

1250-142  Lisboa

Portugal

Caro Senhor Presidente:

Vimos por este meio apresentar a Vossa Excelência uma proposta para patrocinar a feitura duma mesa-vitrine (diorama) para preservar e expor ao público visitante,  o modelo da Caravela “Victória” capitaneada pelo famoso navegador português,  Fernão de  Magalhães, na primeira viagem de circumnavegação entre 1519-1522.  Este modelo foi oferta pessoal do actual Rei de Espanha,  Don Juan Carlos, ao Museu da Pedra de Dighton, localizado no epicentro da Comunidade Portuguesa da Nova Inglaterra,  em Berkley, (50 milhas ao sul de Boston), Estado de Massachusetts, Estados Unidos da América.

Junto incluímos a proposta  apresentada pelo artista  marceneiro,  José Silva,   no total de dois mil e oitocentos dólares, incluindo a madeira de  mogno do Brasil, o trabalho artístico e os vidros inquebráveis.

Para melhor esclarecimento do nosso pedido enviamos a  Vossa Excelência  fotografias do Parque e  do Museu da Pedra de Dighton.  Incluímos igualmente fotos dos outros artefactos, como sendo o modelo da “Nau São Gabriel”,  capitaneada por  Vasco da Gama, na primeira viagem à Índia em 1497, dádiva do Museu de Marinha  em Lisboa e ainda o Padrão dos Descobrimentos, de mármore, oferta da Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

Junto também um exemplar do meu livro  “Os Pioneiros Portugueses e  Pedra de Dighton”, esgotado desde 1978”,  que trata de toda a história e significado das inscrições originais gravadas na Pedra de Dighton.  Adiciono também um exemplar da revista internacional, edição americana da    “National Geographic Magazine”, Volume 147, No.1, January 1975. Este número teve uma tiragem de onze milhões de cópias. Chamamos atenção de Vossa Excelência para a página  98 que mostra uma fotografia da face da Pedra de Dighton obtida com a técnica de luz razante.

Se o nosso pedido for aprovado por  Vossa Excelência o seu  cheque de $2,800 dólares deve ser feito em nome da Academia do Bacalhau da Nova Inglaterra, porque a nossa organização  está incorporada neste Estado,  como não-lucrativa.

O crédito que daremos ao Banco Espírito Santo será  colocarmos dentro do diorama uma placa   a informar os visitantes do Museu que a mesa-vitrine  foi custeada pelo vosso banco.  Faremos também  um programa especial  de televisão com a duração de  30 minutos,  que eu produzo  e modero semanalmente no Canal Português de New Bedford, intitulado  “Tribuna Médica”  e que continua a ser o mais popular entre os portugueses desta região.

No  programa especial, de trinta minutos, na série semanal da rádio em Fall River,   ao vivo,   intitulado “Perguntar ao Médico”, falarei do Banco Espírito Santo e da vossa oferta.

Além disso vamos preparar  artigos  com fotografias  da mesa-vitrine que  enviaremos para os jornais luso-americanos  tais como “Luso-Americano” de Newark, New Jersey, e o “O Jornal”  de Fall River, o “Portuguese Times” de New Bedford,  e ainda a  revista “Mundo Português” de Nova Iorque,  informando a vossa oferta.

Termino, muito grato pela atenção de Vossa Excelência, formulando sinceros votos para que o nosso pedido seja aprovado.

Com os melhores cumprimentos, subscrevo-me,

Muito Respeitosamente,

Manuel Luciano da Silva, Médico

Presidente da Academia do Bacalhau da Nova Inglaterra

Anexos:

(1)   Biografia do Dr. Luciano da Silva

(2)   Dez  fotografias coloridas de 8.5 x 11 polegadas

(3)   Um exemplar do livro “Os pioneiros Portugueses e a Pedra de Dighton”

(4)   Um exemplar da Revista “National Geographic Magazine, Vol. 147, No.1, 1975

(5)   Cópia do folheto em português e em inglês  que é dado aos  visitantes do Museu.

(6)   Pagela colorida  com motivos históricos luso-americanos

P. S. Já existem 3 Réplicas  da Pedra de Dighton em Portugal:

A primeira em Belém na Praça do Planetário Gulbenkian.

A segunda no Museu de Oliveira de Azeméis

A terceira em Cavião, Vale de Cambra,  no pátio da minha Biblioteca-Museu.   

Sr. Afonso da Silva e Dr. António Gato em frente ao Museu da Pedra de Dighton

publicado por Instituto Globilíngua às 13:40
 O que é? |  O que é? | favorito

mais sobre mim
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


pesquisar
 
RSS
blogs SAPO